MBA em Análise de Negócios
- Duração: 297 horas
Objectivos Genéricos
Em termos gerais, pretende-se capacitar o aluno para a realização de análise de negócios, com recurso a metodologias e instrumentos eficazes, que permitam a produção de informação que enquadre e sustente o processo de tomada de
Em termos gerais, pretende-se capacitar o aluno para a realização de análise de negócios, com recurso a metodologias e instrumentos eficazes, que permitam a produção de informação que enquadre e sustente o processo de tomada de
decisão em contexto empresarial.
Especificamente, pretende-se que o aluno seja capaz de:
- Dominar os conceitos fundamentais da análise de negócios;
- Utilizar documentação avançada, bem como planear, monitorizar e desenhar soluções empresariais em análise de negócios;
- Utilizar o modelo BACCM (Business Core Concept Model), um framework conceptual para a análise de negócios, cobrindo as 6 áreas do Guia BABOK do IIBA;
- Utilizar o excel na análise de negócios, dominando os princípios fundamentais de análise de dados e estatística, que permitem a tomada de decisões sustentadas em dados;
- Utilizar bases de dados SQL e aplicá-las a situações concretas, com domínio dos conceitos fundamentais relativos às instruções, instruções condicionais, comandos, joins, subconsultas e diversas funções do SQL;
- Utilizar o conjunto de ferramentas do Microsoft Power BI para a construção de painéis (dashboards) interactivos, que apoiem a análise de dados e a extração de percepções empresariais, ajudando o aluno a resolver problemas empresariais e a melhorar as operações;
- Utilizar a plataforma de análise Tableau, para a criação de visualizações, a organização de dados, assim como o desenho de gráficos e dashboards, enquanto elementos que sustentam as decisões empresariais.